12 de novembro de 2012

O QUE É UM JAPAMALA ?


Japamala é um objeto muito antigo conhecido por quase todos os devotos espirituais de religiões orientais. No Ocidente, é popularmente chamado de rosário para orações. Já na tadiçao hindu , recebe a incomum denominação de japamala. Em sânscrito (língua clássica da Índia antiga) japa significa repetição e mala, cordão.
O Japamala é utilizado para contar mantras em grupos de 108 repetições.
O instrumento é valioso para manter o ritmo durante a prática da meditação, o som repetido por diversas vezes é um instrumento terapêutico para curar a mente, pois tem o poder de mudar a vibração da consciência". Os mantras, surgidos há mais de mil anos, eram usados para afastar forças ou acontecimentos indesejáveis e o objetivo principal permanece esse até hoje. Para os iniciantes, é indicado adotar o monossílabo "Om", o mais venerado no hinduísmo. A recitação pode ser realizada de maneira audível, movimentando-se os lábios e sem emitir som, ou com repetição mental.
O OM, mantra essencial é a sílaba sagrada que significa Ômega. Ômega é a energia feminina da Mãe Divina. Quando entoamos o OM, estamos manifestando a vontade de trazer para a matéria, a energia da palavra ou frase seguinte. Por exemplo: OM VISHNU OM, Significa que estamos dizendo que queremos a intercessão de Vishnu em nossas vidas. Vishnu é responsável pela instrução e compreensão dos mistérios da vida, dizer seu nome somado a um OM, traz sabedoria para quem o faz. OM SHIVA OM, traz o poder purificador e protetor de Shiva para quem o entoar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário